Por Tiago Mendonça
Max Verstappen não deu chances aos rivais e conquistou a vitória no Grande Prêmio do Japão da pela quarta vez consecutiva. O piloto da Red Bull fez valer a pole position com uma grande largada e dominou a corrida sem permitir a pressão da McLaren. Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio em Suzuka.
Foi a primeira vitória do tetracampeão mundial em 2025 – e a 64ª da carreira. O momento crucial da prova ocorreu na volta 22, quando Verstappen e Norris foram para a troca de pneus. Eles saíram dos boxes colados, com Verstappen ligeiramente à frente, mas com prioridade de saída por estar na faixa rápida.
Norris não recuou, pegou uma parte da grama na saída do pit e reclamou que foi jogado para fora da pista pelo rival. A direção de prova não identificou irregularidade e os dois brincaram sobre o incidente depois da corrida. “Esse cortador de grama aí é bem caro!”, falou Verstappen.
Em uma prova pouco movimentada, a quarta posição ficou com Charles Leclerc, da Ferrari, seguido pelas Mercedes de George Russell e Andrea Kimi Antonelli. Companheiro de Leclerc na Ferrari, Lewis Hamilton levou a melhor sobre Isack Hadjar, da Racing Bulls, e cruzou a linha de chegada em oitavo.
Alex Albon, da Williams, e Oliver Bearman, da Haas, completaram a zona de pontuação. Estreando pela Red Bull, Yuki Tsunoda foi apenas o 12º colocado. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou na 19º posição. Após largar em 17º, ele caiu para a último ainda na primeira volta e não conseguiu escalar o pelotão.
Verstappen se tornou o primeiro piloto da história a vencer quatro vezes seguidas em Suzuka. O holandês comemorou bastante a evolução do carro depois de um início difícil no fim de semana e destacou a despedida perfeita na última prova da Red Bull em parceria com a Honda em solo japonês.
“Foi difícil. Tive de acelerar muito, especialmente no último stint. As duas McLaren me pressionaram bastante, mas foi divertido, apesar de não ter sido fácil gerenciar os pneus. Estou extremamente feliz, pois o fim de semana começou complicado, mas não desistimos e continuamos melhorando o carro, que esteve ainda melhor hoje. Ter feito a pole permitiu essa vitória”, comentou Verstappen.
“Ainda temos trabalho a fazer, mas isso mostra que se acertarmos tudo, podemos estar lá em cima”, afirmou. “Não poderíamos ter desejado um resultado melhor. Foi incrível e estou realmente orgulhoso do que fizemos neste fim de semana. Fizemos todas as escolhas certas durante a corrida”.
O resultado embolou a disputa pela liderança do Mundial de Pilotos. Norris ainda ocupa o topo da tabela com 62 pontos, mas Verstappen está logo atrás com 61. Piastri é o terceiro com 49 pontos.
Legenda: Max Verstappen vence no Japão
Foto/ Red Bull Content Pool