Por Tiago Mendonça
Max Verstappen, da Red Bull, precisou chegar apenas em quinto no GP de Las Vegas, na madrugada de domingo, 24, para conquistar o seu tetracampeonato consecutivo na Fórmula 1. O holandês terminou a prova na mesma posição em que largou, ficando novamente à frente de Lando Norris, da McLaren, e garantindo o título da temporada da categoria mais importante do automobilismo mundial.
Sem sustos, George Russell partiu da pole e fez valer a posição privilegiada para vencer de ponta a ponta, faturando o seu segundo triunfo válido no ano (o outro, foi na Áustria). Com uma excepcional corrida de recuperação, Lewis Hamilton saiu do décimo lugar no grid para fechar a dobradinha da Mercedes em segundo. Carlos Sainz Jr., da Ferrari, completou o pódio da etapa, logo à frente de seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, que terminou em quarto.
Em uma prova extremamente apagada para quem ainda tinha chances matemáticas de conquistar o título e era o único piloto com a possibilidade de evitar o tetra antecipado de Verstappen, Norris teve de se contentar com o sexto lugar e foi para uma parada estratégica no final da corrida para trocar os pneus e fazer a volta mais rápida da prova, garantindo assim um ponto a mais para a McLaren na briga pelo Mundial de Construtores. Oscar Piastri terminou a corrida em sétimo.
Com mais duas belas performances, Nico Hulkenberg, da Haas, e Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, chegaram em oitavo e nono, respectivamente, com o japonês mostrando novamente que merece uma chance de ser testado para o lugar de Sergio Pérez na Red Bull, o que vai acontecer depois da temporada. O mexicano, aliás, foi quem completou o top 10 da prova de Las Vegas.
“Foi uma temporada muito desafiadora, em muitos momentos eu tive que ficar calmo, mas esta temporada me ensinou muitas lições das quais tenho muito orgulho, e a forma como lidamos com isso como uma equipe a torna muito especial”, falou Verstappen. “Foi uma temporada longa, começamos muito bem, mas tivemos uma fase difícil”.
“Nos mantivemos juntos como equipe, continuamos trabalhando nas melhorias e conseguimos. Estou orgulhoso do que todos fizeram por mim e estar aqui como um tetracampeão mundial é algo que nunca pensei que fosse possível, estou aliviado, mas também muito orgulhoso”, finalizou o novo tetracampeão.
Curiosidade: Verstappen chegou ao título justamente em Las Vegas, a mesma cidade onde Nelson Piquet, sogro dele, foi campeão pela primeira vez em 1981. A pista, no entanto, não é a mesma: anteriormente montada de forma improvisada no estacionamento do hotel Caesar’s Palace, agora passa pela principal avenida de Las Vegas.
A Fórmula 1 não para e corre novamente já neste fim de semana com o GP do Catar, a penúltima etapa do campeonato. A briga pelo título de Construtores segue viva: a McLaren lidera com 608 pontos, seguida pela Ferrari com 584 e a Red Bull aparece em terceiro lugar, com 555. Caso a Red Bull não melhore de posição, Verstappen será o primeiro piloto a vencer o Mundial pela terceira colocada desde Nelson Piquet, com a Brabham, em 1983.
Legenda: Max Verstappen comemora com equipe
Foto: Red Bull Content Pool