Por Tiago Mendonça
A trajetória de Liam Lawson na Red Bull durou apenas duas corridas. Enfrentando dificuldades com o carro, preparado mais para o estilo de pilotagem de Max Verstappen, o neozelandês repetiu os maus resultados de seu antecessor Sergio Pérez e se classificou em último lugar na China.
Sem perspectivas de ganho de desempenho no curto prazo, a cúpula da equipe optou por uma manobra ousada, promovendo a substituição imediata de Lawson pelo japonês Yuki Tsunoda, da Racing Bulls. Os dois trocam de lugar a partir deste fim de semana, com Lawson voltando à Racing Bulls.
Há rumores de que Verstappen não teria gostado da decisão da chefia de realizar a troca, dando tão pouco tempo a Lawson.
Tsunoda está em sua quinta temporada como piloto de F-1 e foi consistentemente mais rápido que Lawson na parte final do campeonato do ano passado (fez 6 a 0 em classificações). O consultor da Red Bull e chefe do programa de jovens talentos, Helmut Marko, admitiu que “a promoção de Lawson foi um erro”.
Pesam a favor de Tsunoda não apenas o próprio bom desempenho, como também o suporte da Honda, fornecedora de motores da Red Bull e dona do circuito de Suzuka. Correndo em casa, Tsunoda terá um carro, pelo menos em teoria, em condições de brigar por melhores resultados.
Em teoria porque desde a saída de Daniel Ricciardo, em 2018, a Red Bull nunca mais viu o segundo piloto obter um desempenho próximo ao de Verstappen, com exceção do início da passagem de Pérez pelo time. Tsunoda tenta reverter este cenário depois de pleitear muito pela vaga.
Ele chegou a testar pela Red Bull em Abu Dhabi no final de 2024, nos treinos de pós-temporada, e se irritou tanto por não ser o escolhido como companheiro de Verstappen na época que trocou até de empresário. Agora, a oportunidade finalmente apareceu, apesar das circunstâncias desafiadoras.
A Red Bull vai usar neste fim de semana uma pintura especial branca, em alusão ao histórico Honda RA272, carro que deu à montadora japonesa sua primeira vitória na Fórmula 1, em 1965. O primeiro treino livre em Suzuka está marcado para 23h30 desta quinta-feira, 3, no horário de Brasília.
Legenda: Yuki Tsunoda
Foto/ Red Bull Content Pool