Por Tiago Mendonça
Com domínio absoluto, Oscar Piastri conquistou no domingo, 13, a vitória no GP do Bahrein da Fórmula 1. Largando na pole position, ele sustentou a primeira posição, acertou na estratégia de pneus na entrada do safety-car e venceu pela segunda vez no ano, embolando a briga pela liderança do Mundial de Pilotos.
Em uma batalha intensa nas voltas finais, George Russell, da Mercedes, fechou a porta para Lando Norris e terminou a prova segunda posição, mesmo com problemas eletrônicos que fizeram com que ele desaparecesse do sistema de cronometragem. O líder do campeonato, Lando Norris, teve de se contentar com o terceiro lugar.
Norris havia feito uma boa largada, mas os comissários identificaram um posicionamento incorreto no grid de largada, o que resultou em punição e atrapalhou os planos para a prova. Na quarta posição chegou Charles Leclerc, da Ferrari. Lewis Hamilton fez ótimas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em quinto com a Ferrari.
Atrás dele, chegaram Max Verstappen, da Red Bull, que teve problemas no pit stop; Pierre Gasly, da Alpine, marcando os primeiros pontos da equipe no ano; e Esteban Ocon, da Haas. Yuki Tsunoda pontuou pela primeira vez com a Red Bull e completou o top 10 ao lado de Oliver Bearman, da Haas, décimo colocado.
Foi a primeira vitória da McLaren no Bahrein – vale lembrar que a equipe pertence ao fundo soberano do País. “Foi um ótimo resultado, um grande fim de semana”, comemorou Piastri. “Tivemos uma boa classificação ontem (sábado) e finalizamos com estilo hoje. Não consigo agradecer à equipe o bastante pelo carro”.
“Estou muito orgulhoso do que entreguei. O Bahrein é uma corrida importante para nós, devido aos donos da equipe. Não tem sido uma pista fácil historicamente, então é muito bom conquistar a primeira vitória aqui”, concluiu. Com o resultado no Bahrein, Norris lidera com 77 pontos, seguido por Piastri, que chegou a 74. Verstappen aparece em terceiro com 69.
O brasileiro Gabriel Bortoleto novamente sofreu com a falta de ritmo da Sauber e cruzou a linha de chegada apenas em 19º, último colocado entre os pilotos que terminaram a corrida. “Honestamente, eu não consigo seguir os carros à frente de muito perto. Mesmo que o ritmo esteja lá em algum momento… no reinício com o carro de segurança, [pneus] médios contra os duros do [Lance] Stroll à minha frente. Assim que me aproximo, parece que eu perco totalmente a aderência e… não vou a lugar algum”, lamentou Bortoleto após a prova. “Agora, precisamos analisar tudo e entender o que está acontecendo.”
A Sauber apostou em uma estratégia ousada, colocando Bortoleto para largar com pneus macios. A tática funcionou nas primeiras voltas: o brasileiro chegou a ocupar a 12ª posição. No entanto, o rendimento do carro caiu drasticamente, e ele começou a perder terreno rapidamente até terminar no final do pelotão. “Não foi a primeira vez. Esse problema tem ocorrido desde o início da temporada e só vai melhorar com upgrades ao longo do ano”.
Legenda: Oscar Piastri
Foto: McLaren