Por Tiago Mendonça
Depois de um erro que lhe tirou da disputa pela vitória na Austrália, diante da própria torcida, Oscar Piastri se recompôs com um fim de semana quase perfeito no GP da China, disputado no último domingo, 23. Largou na pole position, liderou a maior parte das 56 voltas e ganhou a corrida, numa dobradinha da McLaren.
Lando Norris ficou em segundo lugar, suficiente para manter a liderança do campeonato. George Russell acabou em terceiro e Max Verstappen, em quarto. A polêmica do dia ficou por conta da desclassificação dos dois carros da Ferrari, que haviam terminado em quinto e sexto.
Charles Leclerc estava com o conjunto carro-piloto abaixo do peso mínimo de 800 kg e Lewis Hamilton teve um desgaste excessivo da prancha do assoalho. Com isso, Esteban Ocon, da Haas, foi promovido para o quinto lugar e Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, terminou em sexto.
Alexander Albon foi o sétimo colocado com a Williams. Oliver Bearman deu um show de ultrapassagens ao volante do carro da Haas e terminou na oitava posição, depois de largar somente em 17º. O resultado da China foi uma redenção para a Haas que havia feito um início de campeonato muito frustrante na Austrália.
As desclassificações da Ferrari promoveram Lance Stroll, da Aston Martin, para nono e Carlos Sainz Jr., da Williams, para a décima colocação. Outro piloto desclassificado foi Pierre Gasly, da Alpine, que havia sido inicialmente o 11º colocado. O conjunto carro-piloto dele também estava abaixo do peso mínimo.
Foi uma corrida difícil para o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber. Ele rodou ainda na primeira volta da prova, durante uma disputa com Oliver Bearman, o que exigiu um pit stop precoce. Mesmo assim, Bortoleto se manteve rápido o tempo todo e descontou a diferença de 20s para o companheiro Nico Hülkenberg.
A ultrapassagem sobre o alemão veio a nove voltas do final, garantindo a 17ª posição na bandeirada. Porém, em função das desclassificações dos adversários, Gabriel acabou promovido para 14º. “Depois do incidente na primeira volta, foquei em me recuperar e obter o máximo de informações sobre o carro”, resumiu.
“Embora nossa posição não fosse favorável, foi bom poder continuar e terminar a corrida, já que foi minha primeira corrida principal completa. Encarei isso como uma oportunidade para aprender mais sobre gestão de pneus e nosso ritmo, entendendo como estamos em relação aos outros”, acrescentou Bortoleto.
A próxima etapa é o GP do Japão em Suzuka, marcado para 6 de abril.
Legenda: Piastri e Norris na China
Foto/ McLaren