A Pesquisa Sondagem Empresarial 2024 para o setor do turismo teve os principais resultados divulgados na quinta-feira (19). Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), em parceria com o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR, o levantamento foi feito entre os dias 8 de outubro e 25 de novembro, contabilizando respostas de 575 empresas que atuam neste setor no Paraná.
Os segmentos que mais responderam foram restaurantes, cafeterias, bares e similares (22,1%), meios de hospedagem (12,3%) e agências de turismo (9,7%).
Para os dirigentes dos órgãos promotores da pesquisa, os resultados evidenciam crescimento do setor e mostram otimismo dos empresários para 2025. Do total de participantes, 36,3% afirmam ter registrado aumento no faturamento em relação a 2023, e, ao mesmo tempo, 63,3% pretendem expandir seus negócios nos próximos seis meses.
Os resultados estão disponíveis no SiTU — Sistema de Inteligência Turística, plataforma lançada pela Setu no ano passado, onde estão compiladas pesquisas, levantamentos e os principais dados e indicadores do setor estadual.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que as respostas confirmam o bom momento do setor. “A maioria das empresas mencionou aumento no faturamento em relação a 2023. Mais de 60% esperam expandir as suas atividades para o próximo ano, demonstrando evolução da atividade”, disse.
“Isso mostra também como as ações do Estado são importantes, fomentando o crescimento e qualificação, entendendo que o Turismo pleno só acontece graças à iniciativa privada”, complementou. “A pesquisa visa entender a dinâmica dessas empresas, as suas percepções de necessidades e, principalmente, ter uma visão geral da evolução do turismo no Estado.”
As empresas respondentes da sondagem são microempresas (48,7%), MEIs (36,0%) e de pequeno porte (9,4%). As empresas demonstram solidez no mercado, com 58,7% dos entrevistados apontando que estão em atividade há mais de cinco anos. Além disso, quase 40% informaram não ter colaboradores, sendo administradas apenas pelos sócios ou proprietários.
PERCEPÇÕES – Segundo os participantes, os meses tradicionalmente com maior consumo de serviços são dezembro (52,2%) e janeiro (42,4%). Neste ano, julho também apareceu no topo da lista, com 28,9%, apresentando maior variação sazonal em comparação ao ano passado, quando a demanda se concentrava apenas no verão.
As empresas apontam que os benefícios do turismo são a movimentação da economia local (85,7%) e a geração de empregos (72,5%).
A coordenadora de Turismo, Artesanato e Economia Criativa do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, também reforça que a pesquisa mostra um cenário positivo no Paraná. “O interesse na expansão aliado ao equilíbrio das motivações entre lazer e negócios são indícios claros de que estamos no caminho certo”, afirmou.
“Historicamente, o turismo no Paraná cresceu por negócios e eventos, sem contar o período da pandemia, nós não vemos recessão neste segmento. Vemos uma expansão com o lazer, indica a chegada de um ‘novo turista’ que está buscando e acessando uma oferta mais diversa e qualificada, que vai além dos negócios e eventos”, apontou.
A Secretaria do Turismo também elaborou uma cartilha, com informações, requisitos e maiores orientações aos empreendedores e profissionais do setor, a respeito dos benefícios do registro no Cadastur.
Fonte: AENPR