Por Járcio Baldi
A penúltima rodada do Mundial de Motovelocidade- MotoGP acontece na madrugada desse final de semana na Malásia. Jorge Martin poderá coroar-se campeão se ao final das duas provas (sábado e domingo) aumentar sua vantagem para Pecco Bagnaia de dezessete para trinta e sete pontos. Diante das tempestades que assolaram Valencia nos últimos dias, causando muitas mortes e grandes danos materiais, o GP de Valencia, a última etapa da temporada foi oficialmente cancelada. Existem alguns circuitos que estão cogitados para substitui-lo: Catar, Portimão, Aragon, Jerez e Barcelona. Os dois últimos estão entre os mais prováveis.
Pecco Bagnaia já havia afirmado, antes do cancelamento oficial, que não correria em Valência, mesmo que lhe custasse a perda do título. Marc Marquez rebateu as declarações do presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) Jorge Viegas, de que o adiamento seria prejudicial à economia local da região. Antes do cancelamento, Viegas disse à Sky Itália que: “se não corrermos em Valência, isso será pior para a Comunidade Valenciana e para sua economia”. Marc Marquez afirmou: ”Não é apenas uma questão de dinheiro; claro que isso pode ajudar a trazer de volta uma vida normal o mais rápido possível, e todos queremos isso, mas pessoas perderam tudo o que tinham”. “Valencia está arrasada, parece um filme, e existem pessoas se alojando nas dependências do autódromo” rebateu o piloto.
Focando na luta pelo título, esquenta a guerra psicológica entre os dois postulantes ao titulo, Jorge Martin e Pecco Bagnaia. O chefe da equipe Ducati, Davide Tardozzi afirmou que não existem ordens da equipe para que Bastianini ajude a Pecco. “Não falamos com Enea, ele está lutando contra Marc pela terceira posição no Campeonato Mundial. Ser terceiro é melhor que quarto para o piloto, não houve ordens ou qualquer discussão sobre essa questão”, enfatizou. Bastianini também afirmou: “Terei liberdade para fazer a minha corrida. Ordens? Não é correto. O terceiro lugar geral está próximo e tentarei vencer”, alertou o piloto.
Outro piloto que entrou no foco das atenções nessa batalha foi Franco Morbidelli. O italo-brasileiro é companheiro de equipe de Jorge Martin, mas é amigo de Pecco Bagnaia, onde ambos treinam na Academia de pilotos VR46. Falando após o treino de sexta-feira Morbidelli sorriu: “Vou deixar os dois passarem”, quando perguntado se ele atacaria Martin caso se encontrasse atrás de seu companheiro de equipe disse: ”Se eu disser o que farei, não haverá surpresa, quero deixar como surpresa para vocês”, esquivando-se do assunto. Morbidelli ainda não obteve um pódio nessa temporada, enquanto Bagnaia e Martin raramente terminaram uma corrida sem estar no topo. Como resultado, qualquer interjeição de Morbidelli nesta fase do campeonato seria um pouco contra a essência da história da temporada até o momento, mas também é verdade que ele mostrou um potencial promissor nos treinos na Malásia.
Marc Marquez não esteve bem nos treinos de sexta-feira. Tem tido dificuldades em Sepang, comparado a outros circuitos. “Dois circuitos que historicamente eu tenho dificuldades são: Montmeló e Sepang”. “Todos os pilotos da Ducati GP23 estão tendo dificuldades com as altas temperaturas, o rendimento da moto cai, principalmente nas retas”, afirmou. Jorge Martin ficou a 0,05s atrás de Pecco Bagnaia. O piloto espanhol sofreu uma leve queda no final dos treinos. Martin explicou que sua queda foi resultado de como a GP24 se comporta na entrada da curva.”Eu estava bem na minha volta rápida, mas quando passei na reta e vi que estava em segundo, então decidi melhorar um pouco, mas foi demais”. “Eu acho que foi positivo que eu tenha caído hoje porque eu pude saber o limite e entender por que eu caí”. “Foi melhor acontecer hoje do que na corrida” disse o espanhol.
Os horários das provas, com transmissão pela ESPN4: definição do grid de largada à 0:15h do sábado, com a “sprint race” acontecendo às 4h da manhã. No domingo a prova normal acontece também às 4 da manhã.
Legenda: Bagnaia #1 e Martin #89 decidem o titulo
Foto/MotoGP