O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou na sexta-feira (21) seis novas soluções de serviços públicos que utilizam inteligência artificial (IA), resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Google. Os recursos foram apresentados pelo governador a estudantes e professores durante visita ao Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba. Alguns dos recursos já estão disponíveis para o público geral.
As soluções de IA desenvolvidas em conjunto com o Google abrangem as secretarias estaduais da Educação (Seed), Infraestrutura e Logística (SEIL), Departamento de Trânsito (Detran-PR), Paranaprevidência, além da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR). A parceria é capitaneada pela Secretaria do Planejamento (SEPL).
Ratinho Junior destacou que o uso da IA ajudará o Estado na prestação de serviços públicos e, em especial, na área da educação. “O Paraná é o maior parceiro do Google no Brasil entre todos os estados e hoje estamos conhecendo essas novas ferramentas na prática. Na educação, por exemplo, uma professora levava em média cinco minutos para corrigir uma redação. Com a inteligência artificial, em nove segundos ela já tem todo o resultado, inclusive com uma análise, dizendo o que o estudante pode melhorar, o que acertou ou não no texto”, ressaltou.
“Essas ferramentas tecnológicas melhoram à medida que são utilizadas. Ninguém substitui o professor, ele é peça-chave para uma boa educação. O que nós estamos fazendo com essa tecnologia é dar mais ferramentas para que ele possa atuar cada vez melhor naquilo que já faz em sala de aula, facilitando o seu trabalho”, acrescentou. “Nessa parceria com o Google, a ideia é que possamos trazer mais ferramentas para os nossos professores e para outros setores do Estado.”
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, a implementação de sistemas com IA vão garantir um atendimento melhor ao cidadão nos serviços públicos. “O Paraná está preparado para o futuro e esse futuro passa pela inteligência artificial, que já é uma realidade. Nós temos um grande diagnóstico dentro do Governo do Estado, quais as áreas que nós poderíamos ter aplicações para melhorarmos o desempenho do governo e dos serviços do Estado, para garantir economia e agilidade”, afirmou.
“Por outro lado, serviços ao cidadão. Já são seis aplicações em funcionamento e a nossa expectativa, até o final do ano, é chegar em 30 aplicações das mais diferentes áreas. Tudo isso com um único objetivo: melhorar a vida do cidadão, utilizar da tecnologia e da inovação para mudar o dia a dia das pessoas, levando mais facilidade no acesso aos serviços públicos”, disse.
O diretor de Setor Público em Google Cloud para a América Latina, Milton Larsen Burgese, salientou que o Paraná é exemplo de aplicação da IA no poder público. “Buscamos esse tipo de parceria para que a gente consiga entregar valor à população. De nada vale ter soluções maravilhosas, um poder de computação quase interminável se não temos casos práticos de uso, para que a gente consiga realmente entregar valor para os cidadãos. A parceria que temos com o Paraná, sem dúvida alguma, é um ponto de destaque dentro da nossa estratégia como Google Cloud”, finalizou.
Fonte: AENPR