Por Tiago Mendonça
Oscar Piastri versus Max Verstappen. O duelo que marcou o Grande Prêmio da Arábia Saudita, disputado no domingo, 20, teve polêmica logo na primeira curva. Depois de desbancar o favoritismo da McLaren na véspera e ficar com a pole position por apenas 0s010, Max Verstappen já sabia que não teria vida fácil.
E foi exatamente o que aconteceu. O segundo colocado, Oscar Piastri, largou melhor do que ele e tentou a ultrapassagem por dentro na freada da curva 1. Verstappen acabou ficando sem espaço e cortou a chicane, voltando ainda à frente de Piastri.
Ali, via rádio, começou um jogo de empurra-empurra. Verstappen dizendo que tinha sido jogado pra fora da pista, e o Piastri falando que, naquela velocidade, o Verstappen não faria a curva nem se estivesse sozinho no traçado. Os comissários acabaram considerando o movimento de Verstappen irregular, e aplicaram a ele uma punição de 5s, cumprida no pit stop da volta 21.
Quando as paradas de box terminaram, e até devido ao tempo perdido pelo holandês no pit lane, foi Piastri quem assumiu a liderança da corrida. Embora os dois tenham se mantido próximos a prova inteira, não chegou a haver uma oportunidade para que Verstappen atacasse, e o resultado ficou assim.
Foi a terceira vitória de Piastri em cinco corridas disputadas até aqui. Essa boa sequência vivida por ele permitiu que tomasse a liderança do campeonato das mãos do companheiro de equipe, Lando Norris. Agora, Piastri lidera com 99 pontos, dez a mais do que Norris, que tem 89. Verstappen soma 87.
É a primeira vez que um australiano lidera o mundial desde o GP do Japão de 2010, com Mark Webber – que curiosamente, é empresário de Piastri hoje.
Essa ascensão veio somada ao mau desempenho de Norris, que bateu na classificação e largou apenas na décima posição. Durante a corrida, usando uma estratégia diferente, de largar com os pneus mais duros, ele acabou apresentando um bom ritmo e ainda conseguiu um quarto lugar.
O pódio foi completado por Charles Leclerc, da Ferrari, que chegou em terceiro lugar. Foi o primeiro pódio da Ferrari no ano, e o 44º de Leclerc pela equipe, igualando os números de Fernando Alonso pelo time (onde correu por cinco anos de 2010 a 2014).
Depois de três corridas em três finais de semana consecutivos, a Fórmula 1 faz uma pequena pausa e volta apenas no dia 4 de maio, no circuito de rua de Miami, nos Estados Unidos. No ano passado, a pista marcou a primeira vitória da carreira de Lando Norris, depois de 110 GPs disputados.
Legenda: Oscar Piastri
Foto: McLaren