Por Tiago Mendonça
A McLaren confirmou o favoritismo e venceu o GP da Austrália, primeira etapa da temporada da F-1, com Lando Norris. Mas a corrida esteve muito, muito longe de ser previsível. A começar pela pista molhada, que embaralhou as estratégias e bagunçou o resultado no domingo, dia da corrida.
A superioridade da atual campeã de Construtores ficou evidenciada na classificação, formando a primeira fila com Lando Norris na pole position e Oscar Piastri em segundo. Max Verstappen, da Red Bull, alinhou em terceiro lugar, com um tempo quase quatro décimos acima da pole.
Mas o domingo amanheceu chuvoso e trouxe uma série de desafios para pilotos e equipes. O estreante Isack Hadjar, da Racing Bulls, por exemplo, bateu ainda na volta de apresentação, atrasando a largada em cerca de 15 minutos. Hadjar chorou ainda de capacete enquanto voltava a pé para os boxes.
Quando a prova finalmente começou, foi a vez de Jack Doohan, da Alpine, encontrar o muro, provocando intervenção do safety-car.
Norris manteve a ponta na largada, e Verstappen superou Piastri nos primeiros metros de corrida. Mas foi por pouco tempo: na 17ª volta, Verstappen passou reto na curva 11, permitindo que Piastri reassumisse o segundo lugar.
A partir daí, tudo parecia caminhar para uma dobradinha da McLaren, e a equipe chegou a pedir via rádio que Piastri não atacasse Norris enquanto a pista não secasse. Os dois então andavam juntos, ambos de pneus slick, quando a chuva resolveu voltar com força na 44ª das 57 voltas completadas.
Norris e Piastri escaparam na brita na curva 12, e o caso de Piastri foi ainda pior, porque ele ficou patinando na grama enquanto os rivais passavam por ele. Norris recolheu imediatamente aos boxes para colocar os pneus intermediários.
Verstappen permaneceu na pista uma volta a mais, o que foi uma decisão equivocada. Mesmo assim, os dois tiveram um excelente duelo nas dez voltas finais e Norris teve de se defender dos ataques de Verstappen. Venceu por apenas 0s8.
George Russell foi o terceiro colocado e o companheiro de equipe dele na Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, fez uma prova magistral, saindo da 16ª posição (eliminado no Q1) para terminar em quarto. Alexander Albon foi o quinto, de Williams, e Lance Stroll o sexto, de Aston Martin.
A Sauber marcou pontos com Nico Hülkenberg na sétima posição. Gabriel Bortoleto fez uma corrida bastante consistente, mesmo com problemas de freio, mas acabou perdendo o controle do carro na 46ª volta e bateu. “Infelizmente, a corrida não terminou como esperávamos”, lamentou Bortoleto.
“Sabíamos que qualquer coisa poderia acontecer em condições como essas; demos tudo, mas forçamos um pouco demais. Por outro lado, estou feliz por Nico e pela equipe por marcarem pontos hoje: ele fez um trabalho incrível, e todos mereceram, tanto na pista quanto em nossa sede em Hinwil”, completou.
A Ferrari, que também permaneceu mais tempo do que deveria na pista de pneus slicks, pontuou com Charles Leclerc em oitavo e Lewis Hamilton, em décimo. Foi o pior início de campeonato da Ferrari desde 2009. Oscar Piastri ainda se recuperou para terminar na nona posição.
Legenda: Largada do GP da Austrália
Foto/ McLaren