Por Járcio Baldi
Misano, na Itália, receberá mais um GP nesse final de semana, em substituição ao GP do Cazaquistão, que foi cancelado devido aos estragos ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o país nesse ano. A Yamaha confirmou o experiente Jack Miller para correr ao lado do português Miguel Oliveira na temporada de 2025. O australiano assinou um contrato de um ano com a equipe dos três diapasões, que preferiu contar com pilotos experientes para o desenvolvimento do novo projeto, ao invés de focar em novos talentos. A fábrica japonesa também anunciou que para o próximo ano, provavelmente na segunda metade da temporada, estreará seu novo motor V4, deixando claro o fim dos motores de quatro cilindros em linha na categoria principal do motociclismo.
O principal piloto da equipe, Fabio Quartararo, revelou que esteve muito próximo de deixar a equipe ao final da temporada de 2024. O francês, que estreou em 2019 com a equipe Petronas-Yamaha e foi campeão em 2021 já na equipe oficial, disse que, correr pela equipe japonesa sempre foi seu sonho por causa de seu ídolo Valentino Rossi, mas com os maus resultados o piloto ficou muito próximo de ir para a Aprilia.“Eu estava pronto para deixar a marca; mesmo sendo o meu time dos sonhos, eu me sentia pronto para sair, mas a Yamaha fez grandes mudanças, assim como um grande investimento nesse novo projeto, contratando muitos novos engenheiros, o que me fez permanecer na equipe”, revelou Quartararo. A chegada de Max Bartolini da Ducati, como diretor técnico da Yamaha, também foi um fator importante para a permanência do piloto na marca japonesa.
A Aprilia, que luta contra seus altos e baixos, após os recentes testes de Misano, parece ter encontrado a raiz do problema. Maverick Viñales disse: “Estamos começando um novo fim de semana de corrida em Misano, e acho que é uma grande oportunidade de melhoria”. “Durante a primeira corrida e o teste oficial, várias coisas ficaram claras para nós, e devemos dar o nosso máximo em cada volta, é importante para nós terminarmos este final de semana com uma boa classificação antes das corridas na Ásia”. O espanhol disse que o problema está nas frenagens, principalmente com o freio motor. “Parece que começamos a entender que o maior problema está nos freios, então, realmente precisamos readaptar o freio motor, tentando ser mais consistentes, porque assim que comecei a frear bem o tempo de volta melhorou muito, o que é algo bastante positivo” finalizou.
O italo-brasileiro, Franco Morbidelli, fez algumas revelações sobre o acidente que sofreu na pré temporada, quando sofreu uma forte queda com uma Ducati Panigale V4 em Portimão. O acidente atrapalhou muito o piloto no inicio da temporada. Somente agora Franco está fazendo boas apresentações e obtendo bons resultados, como o terceiro lugar na Sprint Race na primeira prova em Misano. Morbidelli, em entrevista ao La Reppublica, afirmou que perdeu a memória por duas semanas. “Não reconhecia pessoas que eram muito próximas a mim, membros importantes da minha família, parecia impossível reconhecê-los”. “Eu tinha todos os medos do mundo, mas felizmente, vimos que as memórias e a lucidez começaram a retornar pouco a pouco”. “A cada dia, um detalhe, algo mais: meu cérebro começou a funcionar novamente como antes”, disse Morbidelli, que também disse estar feliz por recuperar suas raízes familiares e a forte ligação com os parentes brasileiros, afirmando que a sua energia pernambucana está de volta.
No primeiro dia de treinos Pecco Bagnaia quebrou o recorde da pista ficando à frente de Jorge Martin e Marc Marquez. Enea Bastianini, Fabio Quartararo e Franco Morbidelli fecharam os seis primeiros tempos.
Na Moto2 Diogo Moreira fez o terceiro melhor tempo da sexta feira. Sábado teremos a tomada de tempo para o grid de largada e a Sprint Race às 10h da manhã, com transmissão pela ESPN4. No domingo, no mesmo canal a prova da MotoGP acontece às 8h da manhã.
Legenda: Franco Morbidelli nos treinos de Misano
Foto/MotoGP