Por Járcio Baldi
Finalmente acabou a espera. Domingo acontece a primeira etapa do Mundial de Motovelocidade – MotoGP. O domínio da Ducati é evidente, mas a surpresa foi a Honda que colocou dois pilotos diretamente no Q2- Joan Mir e Johann Zarco. As Aprilias também mostraram evolução, colocando três das suas motos direto no Q2, inclusive com o estreante na categoria Ai Ogura em nono, lembrando que o atual campeão da MotoGP, Jorge Martin, também Aprilia, não correrá os dois primeiros GPs, por estar recuperando-se de lesões na pré-temporada.
A grande exceção foi Pecco Bagnaia que teve uma sexta-feira sem sorte em Buriram. Quando chegou o momento de dar suas voltas rápidas para garantir uma vaga direta no Q2, ele levou um duplo golpe. Restando três minutos para encerrar o treino e com um tempo suficiente para mantê-lo no top 10, o piloto teve sua volta cancelada, pois a direção da corrida considerou, erroneamente, que ele havia definido sua volta sob condições de bandeira amarela, desencadeadas por um acidente de Bezzecchi na curva 3. Com tempo ainda suficiente para uma volta, Bagnaia teve um cenário de fogo amigo, quando seu amigo, Franco Morbidelli, diminuiu a velocidade na linha de corrida na curva 5 em reação a outros que fizeram o mesmo à sua frente, impedindo a volta rápida de Bagnaia. Como resultado, Bagnaia terminou o dia em um frustrante 13º lugar, e terá que participar do estressante Q1.
Morbidelli por sua vez foi punido com a perda de três posições no grid de largada. “Não havia bandeiras amarelas, mas os dois pilotos na minha frente diminuíram muito a velocidade na curva 4”.”Então, eu também diminuí a velocidade, Pecco estava vindo e ele não diminuiu a velocidade porque aquele tempo de volta era vital para ele entrar no Q2”.”Foi um episódio perigoso, porque poderíamos ter nos tocado, foi uma punição justa”. “Essa punição nos obriga a atacar pelas três primeiras posições no treino classificatório, veremos o que poderemos fazer”, explicou o italo-brasileiro.
Bagnaia disse que a direção de prova admitiu o erro em relação ao cancelamento de sua volta, mas não poderia fazer nada para restabelecê-la. “Eles colocaram bandeiras amarelas da curva oito até a curva três por engano, ninguém caiu lá”. “Eles admitiram o erro”, comentou. “Perdi a primeira oportunidade porque talvez tenhamos começado um pouco tarde demais as voltas rápidas, apenas quando faltavam 12 minutos, então tive apenas uma tentativa com o primeiro pneu e com o segundo perdi por erro dos fiscais” disse o italiano. O treino terminou com os dois irmãos Marquez dominando a sessão, com Alex em primeiro.
Pedro Acosta esteve sempre entre os primeiros e terminou a sessão em terceiro, mas o piloto relatou que sua KTM está um passo à frente da anterior, mas menos ‘natural’. “Esta moto é melhor” “Você sofre menos, ela se move menos, no geral, é melhor” disse. “Com essa moto precisamos, como nossos concorrentes, usar mais a velocidade de curva”. “Eu preciso entender como fazer isso, porque normalmente eu tento frear ‘super tarde’, e agora é completamente o oposto, frear suavemente, tentar ter velocidade de curva e ser rápido” “Não é fácil depois de 15 anos pilotando com um estilo e ter que mudar totalmente” explicou o espanhol.
Diogo Moreira começou bem a temporada e finalizou os treinos de sexta-feira em primeiro. Durante a conferência pré evento, o brasileiro foi mencionado por Marc Marquez, como um dos nomes a disputar o título da temporada. No sábado acontece a corrida “sprint” às 5h da manhã, e no domingo a prova da categoria MotoGP acontece no mesmo horário com 26 voltas. A prova da Moto2 acontece às 3:15h com transmissão pela ESPN4.
Legenda: Diogo Moreira começou na frente no primeiro dia de treinos na Tailandia
Foto/MotoGP