Por Járcio Baldi
Com uma queda, que o tirou da prova em 2023 quando liderava e outra logo na primeira volta da “sprint race” em 2024, Jorge Martin admitiu que “fantasmas” assombravam sua mente durante a prova no último domingo. Falando após a corrida, Martin disse que as memórias dos acidentes anteriores, ocorridos na Indonésia, pesaram em sua mente durante o GP. “Sim, foi uma vingança minha sobre Mandalika”. “Depois do acidente da temporada passada e também o de sábado, hoje (domingo) foi uma corrida difícil para mim”. “Depois de 13 voltas, eu tinha alguns fantasmas em minha mente na curva 11 (queda em 2023), e em todas as voltas na curva 16 (queda na sprint)”. “Acosta foi incrível, ele estava forçando bastante e, mesmo nas voltas em que eu estava tentando abrir uma vantagem, ele ficava abaixo de um segundo atrás de mim, ele é forte e estou feliz pelo meu ótimo desempenho”, disse Martin, que novamente aumentou sua vantagem sobre Pecco Bagnaia no campeonato.
O estreante na categoria, Pedro Acosta, sente que sua vitória está cada vez mais próxima. Com duas quedas nos últimos dois GPs, o espanhol acredita que após quatro pódios na temporada poderá selar o ano com uma vitória. “Eu estava tentando alcançar o Martin, mas chegou um momento que ele começou a se afastar e então pensei ‘Ok, talvez hoje um segundo lugar seja melhor do que uma queda, porque precisamos de um pouco mais de informação”. “Devemos ficar felizes porque encontramos essa consistência dentro dos cinco primeiros e, batalhando com as Ducatis, o que não é fácil, estamos chegando cada vez mais perto”, disse Acosta.
Pecco Bagnaia chegou em terceiro, mas teve alguma dificuldade para ultrapassar Marco Bezzecchi na sua Ducati GP23. “Eu precisei de talvez dez voltas para ultrapassar Marco, eu estava lutando muito com a tração da moto dele”. “A GP23 tem mais tração que nossa moto, e nesse tipo de circuito afeta bem mais a aceleração, nossa aderência traseira não é muito alta”.“ Assim que o ultrapassei, passar pelo Morbidelli ficou muito mais fácil porque, com a mesma moto que a minha, eu sabia melhor o que fazer.”
Posteriormente Bezzecchi esclareceu que a GP24 e a GP23 possuem características diferentes. “A GP24 é melhor em frenagens e na entrada da curva, no entanto em tração, certamente eles têm algo a menos”. ”Quando temos um pneu dianteiro novo, podemos nos assemelhar a eles nas entradas das curvas, e então na saída, ganhamos um pouco, mas quando a aderência dos pneus dianteiros cai, não temos a mínima chance” disse Bezzecchi. “A GP24 faz curva muito bem… Eles são capazes de carregar na velocidade de entrada da curva, além do que, no final da corrida eles também têm mais tração que nós”. “São características distintas, nossa moto tem mais aderência na saída em ângulo, mas na frenagem e fazer a curva, é muito ruim”, finalizou o italiano afirmando que todos que pilotam as GP23 reclamam do mesmo problema.
Fabio Quartararo finalizou a prova em sétimo, mas disse que se não tivesse perdido tanto tempo no início da prova para aquecer o pneu traseiro, teria lutado pelo pódio. “Perdi sete a oito posições nas primeiras voltas porque, durante todo o final de semana demoramos cerca de cinco voltas para aquecer o pneu traseiro”, explicou Quartararo. “Eu estava rápido, mas claramente o problema era aquecer o pneu pois, eu estava no mesmo ritmo que Bezzecchi”, disse o francês. Outro piloto que estava feliz era Johann Zarco que terminou em décimo, mostrando uma evolução da Honda. “Estou feliz”. “Estamos perdendo tempo na largada, mas no momento não podemos fazer algo a respeito”. O francês creditou o ganho às suas frenagens e também à nova carenagem trazida pela Honda. “Estou confiante para Motegi” finalizou. O GP do Japão acontece já nesse próximo final de semana.
Legenda: Martin aumentou a vantagem sobre Pecco com a vitória na Indonésia
Foto/ MotoGP