Por Járcio Baldi
Nesse final de semana, na Austrália, um recorde que durava 27 anos foi igualado por um jovem colombiano na categoria Moto3. O já coroado campeão da temporada na categoria, David Alonso, protegido de Marc Marquez no Mundial de Motociclismo, igualou o número de vitórias de Valentino Rossi em uma única temporada na categoria de entrada da MotoGP. Foram 11 vitórias até agora e o colombiano terá mais três chances de superar o eneacampeão. Vale ressaltar que, em 1997 eram apenas 15 etapas contra 20 nesse ano.
Na MotoGP Marc Marquez venceu sua terceira na temporada, demonstrando que certamente disputará diretamente o titulo em 2025, quando correrá pela equipe oficial Ducati. Uma sobre-viseira, que o piloto tirou no grid de largada, quase arruinou sua prova. O material ficou sob a roda traseira e na largada sua moto girou em falso, fazendo com que o piloto quase caísse, além de perder várias posições. “Temos um acordo entre os pilotos de evitar remover a sobre-viseira no grid, mas infelizmente não tive escolha”. “Aqui, na Austrália, os insetos são bem grandes, e havia um na minha viseira e eu não conseguia ver as luzes, então decidi removê-la”. “Pensei que, com o vento ela teria ido embora, mas foi para a roda traseira” disse Marc. O piloto também disse que decidiu atacar Jorge Martin porque sabia que ele não entraria numa batalha pela vitória, colocando em risco o campeonato mas sim, pensando em aumentar sua vantagem sobre Pecco Bagnaia”. Há alguns anos, no GP de Misano, Jack Miller corria pela Ducati e uma sobre-viseira solta na pista obstruiu a entrada de ar de sua moto, fazendo com que a mesma perdesse potencia, obrigando o piloto a abandonar a prova.
Jorge Martin aumentou sua vantagem sobre Pecco Bagnaia para vinte pontos. “Foi um ótimo fim de semana, conseguindo a pole, vencendo a sprint race e conquistando o pódio hoje”, disse Martin. “Eu queria vencer, fiz o meu melhor, mas, na verdade, a sensação não foi como a de sábado, eu estava tendo problemas em despejar a potência no pneu”. “Embora minha corrida tenha sido bem forte eu não consegui abrir uma vantagem para Pecco e Marc, que melhoraram em relação à corrida de sábado”. “Tentei manter a liderança nas últimas voltas, mas Marc tinha algo mais e não tinha nada a perder, não em termos de velocidade, mas em relação ao risco que ele poderia correr, já que não está lutando diretamente pelo campeonato”. O risco a que se referiu Jorge foi quando a ultrapassagem que levou Márquez à vitória fez com que os dois fossem para fora da trajetória na curva 4. Sorrindo, Martin disse: “Eu só pensei, ‘uau, ele é agressivo’”, segundo o piloto, o único ponto que Marc era mais forte que ele, era nessa curva.
Fabio di Giannantonio, da VR46 fará sua última participação na temporada no GP da Tailândia, no Buriran, já que o piloto operará o ombro e estará de fora dos GPs da Malásia e de Valência. Para substituí-lo nos dois últimos GPs, existem rumores entre três pilotos: Danilo Petrucci, Nicolo Bulega e Andrea Iannone. Pedro Acosta ainda é uma incerteza para o próximo GP. O piloto da GASGAS Tech3 sofreu uma queda feia a três voltas do fim, na prova do sábado e caiu sobre o ombro esquerdo. Embora nada tenha sido declarado quebrado durante os exames médicos, o jovem de 20 anos ainda estava com dores na manhã de domingo e não foi considerado apto para a prova na Austrália.
Na Moto2 o brasileiro Diogo Moreira finalizou a prova em quinto, numa batalha acirrada pelo quarto posto com o atual líder da categoria, Ai Ogura. A próxima etapa acontece já nesse sábado e domingo na Tailândia.
Legenda: Marquez#93 ultrapassa Jorge Martin #89 no final da prova (002)
Foto/ MotoGP