Por Járcio Baldi
O Grande Prêmio dos EUA, foi marcado por um caos, momentos antes da largada, provocado por Marc Marquez e que teve seu inicio retardado em vários minutos. O piloto, assim como a maioria, havia feito opção por pneus de chuva. Marquez, percebendo o erro, pois a pista secava e não havia tempo para troca de moto, usou uma regra da MotoGP para não ser punido. Faltando menos de três minutos para a largada, o piloto, que já estava fora da moto, saiu correndo aos boxes para trocar de moto para pneus lisos. A regra diz que, por motivos de segurança, se mais de 10 pilotos forem largar do “pit lane”, a largada será adiada e um novo procedimento de largada será realizado, sem que haja punição a qualquer um deles. Apenas Brad Binder, Enea Bastianini e Ai Ogura estavam com pneus para pista seca, os demais saíram correndo em direção aos boxes, seguindo Marquez, o que obrigou a bandeira vermelha antes da largada. Bagnaia disse que assim que correu para os boxes esperava que os demais também o fizessem: “Pensei, a direção não terá tempo suficiente para remover as motos do grid, então não haverá nenhuma penalidade” afirmou o vencedor do GP.
Alex Marquez, disse que, apesar de ter sido beneficiado, a regra não é bem clara. “Sinceramente eu nem sabia que isso era possível, eu apenas segui os outros rapazes” disse o irmão de Marc que agora lidera o mundial com um ponto de vantagem. Alex ganhou o apelido de “Sr. P2” por haver terminado todas as provas até agora em segundo lugar. “Estou muito feliz com a forma que estamos administrando tudo, como estamos consistentes entre os três primeiros” “É exatamente isso que precisamos continuar fazendo”. “Precisamos aproveitar este momento porque, para uma equipe satélite, correr com a moto do ano passado e liderar o campeonato é algo realmente incrível” afirmou o espanhol.
David Brivio, chefe da equipe Trackhouse, ficou bastante irritado com o adiamento da largada pois, a equipe havia apostado na opção para pista seca, mas essa vantagem foi tirada do piloto japonês Ai Ogura. “É claro que não estamos contentes com a forma de como a largada foi administrada, porque arriscamos e tomamos a decisão certa com Ogura”. “Assumimos o risco, fizemos tudo certo, mas não conseguimos tirar proveito disso”, acrescentou Brivio. Apesar de perder a oportunidade da aposta, Ai Ogura ainda saiu da 18ª posição no grid para terminar em nono.
Mike Webb, diretor da prova disse que após o GP da Argentina em 2018, onde ocorreu situação semelhante as regras foram reescritas visando a segurança dos pilotos e punição a quem trocasse de pneus nessas condições, mas pelo visto Marc prevaleceu-se de uma brecha na regra, não sendo penalizado. “Tiveram muita sorte em não ser penalizados” finalizou Webb. Pelo visto reescreverão essa regra novamente.
Após toda a confusão Marc liderava a prova com segurança, mas avançou demais sobre a “zebra” na curva 6 e caiu, dando a vitória para Pecco Bagnaia. Pecco se dizia muito feliz, porque Austin não é um de seus circuitos favoritos e o piloto nunca havia vencido ali. “Eu estava feliz pilotando, é verdade que Marc estava mais rápido, mas eu era o segundo mais rápido hoje e assim que o vi caindo eu disse a mim mesmo ‘ok, tenho que forçar o ritmo, quero abrir vantagem para o Alex’ e a estratégia estava bem clara” finalizou o italiano que tirou um enorme peso com essa vitória.
Na Moto2, o brasileiro largou na 21ª posição, chegando nessa mesma posição. O piloto apostou nos pneus para pista seca mas não obteve sucesso, fazendo a segunda melhor volta da prova apenas na 15ª volta. Diogo não terminou a prova na mesma volta do vencedor, o britânico Dixon.
Proxima prova no Catar em duas semanas, talvez, Jorge Martin volte nessa prova.
Legenda: Largada do GP Austin
Foto/ MotoGP