Por Tiago Mendonça
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport publicou na quinta-feira, 17, a informação de que Max Verstappen vai deixar a equipe Red Bull ao final de 2025. O piloto teria decidido sair do time em função da recente queda de rendimento e de um longo processo de desmontagem, com a perda de profissionais importantes.
Os destinos prováveis de Verstappen, ainda segundo o jornal, seriam a Mercedes ou a Aston Martin. No caso da Mercedes, trata-se de um desejo antigo do chefe de equipe, Toto Wolff, que chegou a negociar com o holandês quando ainda estava nas categorias de base.
Já na Aston Martin, Verstappen voltaria a trabalhar com o projetista Adrian Newey, além de contar com os motores Honda – justamente a combinação que lhe deu quatro títulos mundiais até aqui. A grande pergunta é quem abriria espaço no time para esta contratação.
Isso porque Fernando Alonso tem contrato na Aston Martin para 2026 e o outro piloto, Lance Stroll, é filho do dono. O assunto Verstappen fora da Red Bull tomou conta do paddock na véspera dos treinos livres e deve ocupar as manchetes da Fórmula 1 nos próximos meses.
“Honestamente, todo mundo está falando sobre isso, menos eu”, limitou-se a dizer Verstappen. “Só quero focar no meu carro, trabalhar com as pessoas da equipe — é a única coisa em que penso na F1. Estou feliz na Red Bull, só não estou muito satisfeito, é claro, com o nosso carro. Mas isso vale para todos — todos queremos melhorar, isso não é segredo. É nisso que estamos trabalhando”, concluiu.
Neste momento, Max Verstappen é o terceiro colocado no campeonato, com 69 pontos. Mas tem perdido terreno para os pilotos da McLaren: Lando Norris é o líder com 77 pontos, seguido de perto pelo companheiro de equipe Oscar Piastri, vencedor no Bahrein, com 74.
A pista de Jeddah, apesar de se tratar de um circuito de rua, cercado de muros, é uma das mais rápidas da temporada. Em média de velocidade, só perde para Monza, na Itália. A vitória no ano passado ficou justamente com Verstappen, que é também o maior vencedor do circuito (ganhou duas vezes, em 2022 e 2024).
Legenda: Max Verstappen
Foto/ Red Bull Content Pool