Por Tiago Mendonça
A temporada 2025 da Fórmula 1 começa com o GP da Austrália, que será disputado neste domingo (16), no circuito de Albert Park. A largada está marcada para 1h da manhã no horário brasileiro, com transmissão ao vivo da Band. A grande expectativa é em relação às condições climáticas: há previsão de chuva para a corrida.
A pista de Melbourne é, por si só, uma das mais desafiadoras do calendário. Trata-se de um traçado urbano, montado no meio de um parque, cercado de muros muito próximos e caixas de brita. É o terceiro circuito mais veloz do ano, perdendo em média de velocidade apenas para Monza, na Itália, e Jedá, na Arábia Saudita.
O britânico Oliver Bearman, que faz sua temporada de estreia pela Haas, conheceu bem de perto os riscos do traçado, ao escapar na brita e bater forte durante a primeira sessão de treinos livres. Tudo ok com o piloto, mas os danos ao carro foram tão severos que ele nem participou da segunda sessão.
Os treinos livres foram dominados por Ferrari e McLaren, exatamente como apontavam os testes de pré-temporada. As boas surpresas foram Williams e Racing Bulls, ambas andando muito bem e lutando para se colocar como a “quinta força” do campeonato mundial.
Gabriel Bortoleto foi muito bem no primeiro treino, ficando inclusive à frente do companheiro de equipe Nico Hülkenberg. Na segunda sessão, optou por realizar testes com maior carga aerodinâmica (prevendo chuva no domingo), o que impediu que registrasse um bom tempo.
Mesmo assim, ao final do dia, Bortoleto se mostrou satisfeito com o trabalho realizado.
“No geral, estou muito feliz com o dia de hoje”, falou Bortoleto. “Testamos algumas coisas diferentes, especialmente no segundo treino, com foco na coleta do máximo de dados possível para entender o que funciona e identificar onde podemos melhorar. Foi um dia valioso para aprender sobre o carro e as condições da pista”.
Esta não é a primeira vez que Gabriel Bortoleto corre em Melbourne. Ele disputou provas da Fórmula 2 e da Fórmula 3 no circuito nos últimos anos, incluindo pole e vitória na F-3. Neste momento, a Sauber é a equipe de pior rendimento, mas ao mesmo tempo aparenta estar mais próxima do restante do pelotão.
Legenda: Gabriel Bortoleto
Foto/Sauber