Por Tiago Mendonça
O primeiro treino livre para o GP do Bahrein, marcado para esta sexta-feira, 11, às 8h30 da manhã no horário brasileiro, terá a presença de mais um representante do Brasil. Além do paulista Gabriel Bortoleto, que cumpre sua temporada de estreia pela Sauber, a sessão contará com o paranaense Felipe Drugovich.
Reserva da equipe Aston Martin, Drugovich terá a oportunidade de treinar no lugar de Fernando Alonso. As equipes são obrigadas por regulamento a ceder cada carro duas vezes para pilotos novatos – que tenham menos de dois Grandes Prêmios na Fórmula 1. Drugovich é o escolhido da Aston Martin desde 2022.
Esta será a sexta vez que Drugovich vai pilotar durante um treino livre. Na última oportunidade, em Abu Dhabi, em 2024, ele foi 0s033 mais rápido que o companheiro de equipe Fernando Alonso, bicampeão mundial. Antes disso, em 2023, chegou a ser o segundo mais veloz de toda a sessão, também em Abu Dhabi.
A pista do Bahrein é velha conhecida de Felipe Drugovich. Ele já correu 17 vezes no circuito pelas categorias de base, tendo vencido inclusive pela MRF Challenge, em 2017, e pela Fórmula 2, em 2020. É uma pista onde também já participou dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 em 2023.
“Estamos felizes em oferecer ao Felipe esta oportunidade de pilotar o AMR25 no Bahrein”, falou Andy Cowell, chefe da Aston Martin. “Ele tem sido parte importante do programa de simulador da nossa equipe no AMR Technology Campus, nos fornecendo um feedback valioso e perspicaz que ajuda a impulsionar o desenvolvimento do carro. Estamos confiantes de que ele fará um ótimo trabalho e contribuirá nos nossos preparativos para o fim de semana de corrida”
No total, somando treinos livres, testes de pré-temporada e treinos particulares, Drugovich já soma mais de 9 mil km de experiência no carro da Fórmula 1, o equivalente a cerca de 30 GPs. No entanto, infelizmente o piloto brasileiro continua fora do radar quando o assunto é uma vaga de titular.
Fala-se em uma possível oportunidade na Cadillac, equipe que se junta ao grid em 2026, já que Felipe compete pela marca nas corridas de longa duração. Mas as chances são remotas. Sergio Pérez e Colton Herta surgem como principais favoritos para os lugares da Cadillac.
Legenda: Felipe Drugovich
Foto/ Aston Martin