Por Tiago Mendonça
A Federação Internacional de Automobilismo anunciou regras mais rígidas para controlar a flexibilização e abertura das asas traseiras na Fórmula 1, um artifício que estaria sendo utilizado por McLaren e Ferrari para ganhar vantagem. Os carros dessas duas equipes, mais a Haas e Alpine, teriam uma espécie de “mini DRS”.
A abertura da asa traseira é permitida em pontos específicos na pista durante os treinos, e também na corrida caso o piloto esteja a menos de 1s do adversário. Ela reduz o arrasto aerodinâmico e permite que o carro ganhe velocidade, facilitando as ultrapassagens. A suspeita é de que os times estejam contornando a regra.
Mesmo fora das zonas de abertura de asa móvel, é possível notar um pequeno espaçamento nas asas traseiras desses times, provocado pela alta carga aerodinâmica quando o carro está em velocidade. O oposto ocorre nas freadas e curvas de baixa: o espaçamento diminui, devolvendo pressão aerodinâmica.
Ciente disso, para o GP da Austrália a FIA determinou que a abertura natural máxima nas asas nessas condições, fora da zona de DRS, fosse de 2 mm. Mas ao perceber que não havia sido suficiente para controlar a vantagem de quem utiliza o recurso, a entidade endureceu as regras para este fim de semana, no GP da China.
As asas poderão ter uma abertura máxima de 0,5 mm quando o DRS estiver desativado. Espera-se que esta medida reduza a vantagem de reta das equipes que estavam usando o artifício. As atividades na China começam já nesta sexta-feira, 20, na madrugada pelo horário brasileiro.
Será o primeiro fim de semana com a corrida Sprint, aquela prova mais curta, de meia hora, disputada aos sábados em etapas selecionadas. Já a corrida principal, no domingo, terá 56 voltas e largada prevista para 4h da manhã no horário de Brasília. É a segunda etapa do Mundial de 2025, liderado por Lando Norris.
Ao chegar à China como líder, Norris interrompe um longo período de “invencibilidade” de Max Verstappen. O holandês, atual tetracampeão mundial, não deixava a liderança na tabela de pontos desde maio de 2022, tendo passado mais de mil dias à frente.
Legenda: Norris e Verstappen
Foto/ McLaren