Por Járcio Baldi
Na tarde de próximo domingo, às 14h no horário de Brasilia, acontece o GP do Catar de MotoGP. Pela décima sexta vez a prova acontece sob iluminação artificial devido ao forte calor do deserto, sendo um espetáculo à parte. Na categoria principal Stoner é o principal vencedor no circuito com cinco vitórias, seguido por Valentino Rossi com quatro e Jorge Lorenzo com três conquistas. O vencedor do ano passado foi Enea Bastianini enquanto corria pela equipe Gresini-Ducati. O piloto italiano vem de uma grande vitória na Malásia e querendo mostrar que deve continuar no time oficial, posto ameaçado pelo postulante ao titulo Jorge Martin.
O movimento de Luca Marini em deixar a Ducati e ir para a Honda continua movimentando o padock. O ex-piloto Jorge Lorenzo criticou o italiano dizendo que certamente a opção da mudança foi financeira. “A Honda é uma moto muito delicada, menor e compacta, e ele é um piloto muito alto”. “Marini é um piloto jovem, talvez deveria priorizar ser campeão e não apenas a questão financeira”. A saída de Marini abriu uma vaga na Mooney VR46, onde três pilotos postulam ao posto: o espanhol Aldeguer e os italianos Di Giannantonio e Tony Arbolino. Pablo Nieto tenta trazer Aldeguer para a VR46 para 2024; já Fonsi Nieto tenta convencer Aldeguer a ficar mais uma temporada na categoria intermediária por mais um ano e então juntar-se a equipe Pramac em 2025. Marc Márquez se disse surpreso com a Honda por ter firmado com Marini por dois anos, pois em 2025 vários pilotos de ponta estarão livres. Vale lembrar que Miguel Oliveira rejeitou juntar-se à fabrica japonesa pelo fato dos orientais não oferecerem dois anos de contrato ao português.
A KTM trabalha atualmente com a ‘Red Bull Advanced Technologies’, uma empresa irmã da atual equipe vencedora do campeonato mundial de F1, para o design da sua aerodinâmica na MotoGP. Desde que a peça não invada o assento do piloto, as equipes podem realizar modificações no desenho da mesma e a fábrica austríaca testou um novo desenho de aerofólio traseiro na moto de Jack Miller no Catar. Aliás Miller respondeu sobre os boatos de seder seu assento na equipe principal a Pedro Acosta, campeão da Moto2 que tem contrato assinado com a GasGasTech3, uma equipe satélite da KTM. “Ele teve um ano incrível e se olharmos as últimas provas, como ele gerenciou para ser campeão, foi incrível”. “É bom ter uma motivação extra desses novos pilotos que estão chegando”, finalizou Miller.
Em relação à luta pelo título, 0,007s separaram Jorge Martin (7º) e Pecco Bagnaia (8º) no primeiro dia de treinos. Raul Fernandez ficou com o melhor do dia. Na Moto3 Jaume Masia foi supremo ficando meio segundo à frente dois demais na pista. O espanhol poderá tornar-se campeão nesse final de semana se vencer e seu oponente, Ayumu Sasaki, não chegar entre os quatro primeiros. O brasileiro Diogo Moreira ficou com um discreto 17º ao final do dia, apesar de ter sido o 3º no primeiro treino livre. A prova rápida acontece nesse sábado às 14h do sábado e a prova principal no mesmo horário do domingo, com transmissão pela ESPN4.
Legenda: Raul Fernandes ficou com melhor tempo na sexta
Foto/MotoGP