Por Járcio Baldi
Há uma semana do início da temporada 2025 da MotoGP a Ducati, até o momento, desponta como favorita ao título. Após os testes oficiais, ocorridos na Ásia, vários pontos foram destacados como, a força da marca italiana, a grande evolução da Yamaha, a rápida adaptação de Marco Bezzecchi à Aprilia, a ausência de Jorge Martin que fraturou a perna logo no primeiro dia dos testes e teve que ser operado na Espanha. Sua presença no primeiro GP desse ano ainda é uma incógnita. Os testes demonstraram a força do time vermelho com Marc Marquez e Pecco Bagnaia.
Jack Miller, atualmente na Yamaha, afirmou que tem duvidas de que a Ducati mostrou todo seu potencial. “Não sei qual é a real situação, mas eu acho que eles ainda não nos mostraram tudo, e é assustador porque eles já estão muito rápidos”, afirmou o australiano que já correu pela Ducati. Em relação ao seu novo time o piloto disse estar bastante confiante. “Sinto-me confortável, a moto está funcionando bem”. “Obviamente, ainda temos algumas áreas para trabalhar e desafiar os caras da ponta, mas de qualquer forma, estamos no caminho”. “Fiquei feliz com o meu ritmo para a corrida sprint”, finalizou Miller. Seu companheiro de equipe, Miguel Oliveira, disse que ainda não encontrou o ponto ideal de frenagem da moto. “Estou lutando, principalmente na frenagem, onde não consigo tirar o máximo da moto”. “Mas leva tempo, a moto exige uma técnica diferente, que você não cria da noite para o dia, e essa pista de Buriram é muito extrema, onde você passa bastante tempo nos pontos de frenagem” disse o português.
A KTM parece que recebeu um sinal positivo do mercado. O Grupo Pierer Mobility AG, lançou um plano de restruturação financeira que foi aceito pelo Tribunal Regional de Wels. A KTM enfrentará uma votação vital sobre seu plano de reestruturação na próxima terça-feira, onde a empresa se compromete a pagar 30% de suas dívidas totais aos credores até o final de maio. Caso seja bem sucedida na votação poderá ser um primeiro passo para a sobrevivência da empresa austríaca. Para retomar a produção na sede de Mattighofen, haverá um investimento de 150 milhões de Euros. Enquanto isso, nas pistas, Maverick Viñales sente que esta cada dia mais próximo das KTM do topo. “Bem, a adaptação é boa”. “Essa moto exige uma maneira muito diferente de pilotar mas, no entanto, a progressão está vindo” afirmou.
Pelos lados da Ducati, o maior patrocinador de Marc Marquez, a cerveja Estrela Galicia tornou-se patrocinadora oficial da fabrica de Bolonha. O espaço, onde os logotipos da Red Bull costumavam estar no capacete de Marquez, foi substituído por adesivos da Estrella Galicia 0,0. Na pista Marquez mostrou que está disposto a conquistar o título.
Na Aprilia, sentimentos de alegria misturam-se com o de preocupação. Felicidade porque Marco Bezzecchi terminou os treinos com o melhor tempo e preocupação pelo retorno de Jorge Martin que, praticamente não participou dos testes de inverno. Apesar de estar distante o piloto procurou ficar em contato direto com a equipe. Martin terá um grande desafio nas primeiras quatro corridas da temporada, tentando ajustar e compreender a moto, já que o piloto veio de uma Ducati na temporada passada. Esse foi o mesmo problema que Franco Morbidelli enfrentou em 2024 quando acidentou-se. Por outro lado Marco Bezzecchi parece estar adaptando-se bem à moto. “Tenho que dizer que a moto está funcionando bem, mas minha pilotagem não está boa o suficiente para a Aprilia”. “Preciso me adaptar melhor, especialmente à frenagem porque a moto fica um pouco mais nervosa com pneus novos”. “Então, tenho que ser mais preciso, digamos que esse foi o problema principal” disse o italiano.
Nos testes da Moto2, no circuito de Jerez na Espanha, Aron Canet, quebrou o recorde do circuito e o brasileiro Diogo Moreira, que chegou a ficar com o melhor tempo no primeiro dia, finalizou os testes em oitavo. Dezoito pilotos ficaram abaixo do recorde anterior da pista, mostrando que a disputa será forte em 2025. O primeiro GP da temporada acontece no próximo dia 28 de fevereiro na Tailândia.
Legenda: Marquez desponta como favorito ao titulo de 2025
Foto/ MotoGP