O programa “Viajantes Mais Seguras Paraná”, que reforça medidas que garantam segurança e boas experiências para as mulheres durante viagens turísticas, já tem a adesão de 106 estabelecimentos do Estado. A iniciativa inclui o selo que reconhece empresas e prestadores de serviços comprometidos com a promoção da segurança das mulheres, fomentando as boas práticas e envolvendo empresas e destinos para um turismo mais acolhedor, inclusivo e responsável.
Lançado pelo Governo do Estado 2024, o programa é uma parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e Secretaria do Turismo (Setu). Em dezembro do ano passado o Governo do Estado reconheceu 46 empresas e prestadores de serviços comprometidos com a segurança das mulheres no turismo com a entrega dos primeiros selos Viajantes + Seguras – iniciativa que tem a parceria do Sebrae/PR. De lá para cá, mais 25 empresas fizeram a adesão.
A participação dos estabelecimentos é voluntária e gratuita, abrangendo um público diversificado de empresas ligadas ao setor turístico. Entre as atividades contempladas estão: hospedagem (hotéis, pousadas, hostels), alimentação e bebida (restaurantes, bares, cafeterias), eventos e entretenimento (espaços para shows, eventos culturais, entre outros), guias de turismo e agências especializadas, transportes turísticos e demais serviços relacionados ao setor.
Com a chegada do verão, o turismo ganha força e o incrementa o movimento nos estabelecimentos ligados ao setor. A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressalta a relevância do Paraná como destino turístico de destaque e destaca a diversidade e o potencial do Estado, que oferece inúmeras opções para os visitantes. “A criação de mecanismos que incentivem a participação da sociedade nesta ação é fundamental”, afirma.
“A necessidade de combater a violência em todos os locais, envolvendo a sociedade em uma força-tarefa, torna os ambientes cada vez mais adequados e seguros para que todas as pessoas possam desfrutar de tudo aquilo que o Paraná oferece e, neste caso, com um olhar mais direcionado para as mulheres”, destaca.
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, Paraná tem se destacado no mercado do turismo pela segurança ofertada aos viajantes, e que também entende a importância de ter uma atenção especial com o público feminino. “Nosso objetivo é fazer do Estado um destino que não valoriza apenas os pontos turísticos, mas que também preza pela segurança das mulheres que nos visitam. Somos referência em diversas áreas, e seremos referência também na segurança e inclusão das mulheres”, diz.
Fonte: AENPR