Por Tiago Mendonça
Lando Norris teve uma atuação impecável no domingo, 8, e venceu de ponta a ponta o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, garantindo assim o título do Mundial de Construtores para a McLaren depois de 26 anos – a última conquista entre as equipes havia sido em 1998.
A Ferrari – que disputava o título de construtores com a McLaren – completou o pódio com Carlos Sainz Jr., que se despede da escudeira, em segundo, e Charles Leclerc, que escalou o pelotão para chegar em terceiro.
A McLaren dominava a primeira fila do grid – com Norris na pole e Oscar Piastri ao lado dele – e tinha tudo para ter uma corrida tranquila e levar o mundial sem sustos, até que Piastri se enroscou com Max Verstappen, da Red Bull, logo na largada e despencou para último lugar.
Com isso, toda a pressão recaiu sobre os ombros de Lando, que foi perfeito em sua pilotagem e entregou o resultado que o time precisava. Com isso, o britânico também levou o vice-campeonato entre os pilotos, ficando atrás apenas do tetracampeão Verstappen.
O GP de Abu Dhabi marcou ainda o fim da parceria mais bem-sucedida da história da F-1. Lewis Hamilton fez a sua última corrida com a Mercedes e se despediu da equipe alemã em grande estilo após 12 temporadas juntos. O heptacampeão largou em 16º e chegou em quarto, fazendo uma grande prova de recuperação.
Hamilton dá adeus à Mercedes após 12 temporadas, seis títulos mundiais e inúmeros recordes quebrados. O heptacampeão foi seguido por seu até então companheiro de equipe, George Russell. Atrás de Russell ficou Verstappen, em sexto (Max foi punido pelo toque em Piastri).
Em mais uma boa corrida, Pierre Gasly colocou sua Alpine em sétimo, e Nico Hulkenberg se despediu da Haas com um honroso oitavo lugar. Esse resultado garantiu a sexta colocação no Mundial de Construtores para a Alpine, uma verdadeira reviravolta depois de um início de temporada pouco promissor.
Depois de celebrar o título de seu pupilo Gabriel Bortoleto na Fórmula 2, Fernando Alonso terminou a última prova do ano em nono e confirmou que estava correndo “no sacrifício”, em condições físicas fora do ideal, desde o GP de São Paulo.
Apesar do incidente no início, Oscar Piastri conseguiu terminar na zona de pontuação e fechou o top 10.
Legenda: Lando Norris
Foto: McLaren Media Centre