Por Tiago Mendonça
Max Verstappen não quis saber de descanso depois de conquistar o tetracampeonato da Fórmula 1 e voltou a vencer no GP do Catar, disputado no domingo, (1º). Mesmo punido com a perda da pole position e largando da segunda posição, o piloto da Red Bull superou George Russell, da Mercedes, logo na largada e dominou a penúltima prova da temporada em Lusail.
Em uma corrida tumultuada com três entradas do safety-car e cinco abandonos, o pódio foi completado por Charles Leclerc, da Ferrari, e Oscar Piastri, da McLaren. Russell terminou na quarta posição, seguido por Pierre Gasly, da Alpine, Carlos Sainz Jr., da Ferrari, e Fernando Alonso, da Aston Martin. Guanyu Zhou cruzou a linha de chegada em oitavo lugar e garantiu os primeiros pontos da Sauber no ano.
Kevin Magnussen, da Haas, terminou em nono e Lando Norris, da McLaren, fechou a zona de pontuação. O britânico foi o vice-líder da prova durante boa parte da disputa e chegou a ameaçar Verstappen em alguns momentos, mas precisou pagar uma punição de 10 segundos nos boxes por não diminuir a velocidade durante um período de bandeira amarela.
O resultado da etapa do Catar manteve disputa aberta tanto pelo vice no Mundial de Pilotos quanto pelo título do Mundial de Construtores. Norris chegou a 349 pontos e viu aproximação de Leclerc, que foi a 341. Já nos construtores, a McLaren lidera com 640 pontos contra 619 da Ferrari. A última etapa da temporada será neste fim de semana no GP de Abu Dhabi.
O fim de semana de encerramento da temporada terá algumas novidades. A principal delas será a substituição imediata de Esteban Ocon na Alpine. A equipe optou por liberá-lo do contrato com uma etapa de antecedência e antecipar a estreia de Jack Doohan, confirmado para 2025. Desta forma, Ocon poderá iniciar os testes pela Haas ainda neste mês de dezembro.
Outro destaque em Abu Dhabi é a participação do brasileiro Felipe Drugovich no primeiro treino livre. Desta vez, ele vai substituir Lance Stroll, em uma das participações obrigatórias de jovens pilotos por regulamento. Drugovich já pilotou o AMR24 no México e terá a oportunidade de guiar o carro novamente também durante a semana, nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.
Legenda: Largada do GP do Catar
Foto/ Red Bull Content Pool