A largada do Rally de Campos do Jordão, o 114º organizado pelo MG Club do Brasil, será dada na noite de sexta-feira (29) na Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí (SP). O primeiro carro clássico larga para a etapa noturna às 19:00 e o trajeto deverá ser completado em pouco mais de uma hora. No sábado (30), será disputada a etapa diurna, composta por dois percursos: da Pousada do Quilombo ao Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, e depois para o museu CARDE, em Campos do Jordão.
Por ser uma prova de regularidade em vias públicas, os competidores seguem as médias horárias determinadas na planilha de navegação, sempre obedecendo os limites de velocidade e as normas do Código Nacional de Trânsito. “O percurso é todo feito em estradas asfaltadas, de maneira a preservar os carros clássicos e também de permitir que as tripulações possam desfrutar das paisagens pelas quais o rally passa”, destaca Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil.
O Rally de Campos do Jordão será disputado no formato de minicampeonato, já utilizado outras vezes pelo MG Club do Brasil. Cada uma das três etapas (Noturna, Diurna 1 e Diurna 2) gerará um resultado final (apurado de acordo com o menor número de pontos perdidos na estrada) que dará pontos para os concorrentes em cada categoria (Clássica, App e Livre). Vencerão o rally as duplas que somarem o maior número de pontos após as três provas.
Inscritos – A lista final de participantes do Rally de Campos do Jordão teve alterações de automóveis em relação à divulgada no começo da semana, após o encerramento das inscrições. As marcas com maior representação continuam a ser Mercedes-Benz (nove carros), BMW (seis) e MG (quatro). Ford e Chevrolet terão três automóveis cada; Adamo, Alfa Romeo, Fiat, Maserati, Nissan, Porsche, Puma, Rolls Royce e Volkswagen terão um carro cada. O mais antigo passa a ser um Ford Mustang 1969; o mais novo é um Fiat Pulse 2024, um dos quatro inscritos na classe Turismo.
Legenda: Alfa Romeo (azul) e Puma (à direita) terão um representante cada
Foto: Guazzi Images