Por Tiago Mendonça
Depois de muito segredo e rumores dos mais variados, a Band, detentora dos direitos de transmissão da F-1 no Brasil, apurou que Lewis Hamilton foi o piloto escolhido para pilotar o modelo McLaren MP4/5B em Interlagos, em homenagem ao brasileiro Ayrton Senna.
O carro é o mesmo com o qual Senna conquistou o bicampeonato mundial de Fórmula 1, em 1990. A ação será realizada no sábado, às 17h, logo depois das atividades oficiais (a classificação, que define o grid de largada, está marcada para 15h).
Hamilton já se declarou fã de Senna e fez a ele uma das mais belas homenagens já registradas no autódromo, conduzindo o carro da Mercedes com a bandeira brasileira na volta de desaceleração na vitória conquistada em 2021. Após o gesto, o britânico recebeu o título de cidadão honorário do Brasil no ano seguinte.
O GP de São Paulo de 2024 também prevê homenagens a outros dois grandes pilotos brasileiros, que morreram entre o final do ano passado e a atual temporada: Gil de Ferran e Wilsinho Fittipaldi. Ambos estiveram no paddock do GP em 2023, em um de seus últimos compromissos públicos.
Verstappen troca de motor
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, informou na quarta-feira, 30, por meio de sua coluna na página Speed Week, que Max Verstappen deve optar por uma nova unidade de potência no Brasil, o que acarretaria punição de grid para a corrida principal. O piloto da Red Bull vinha com problemas desde o GP do México.
Na pista mexicana, a equipe evitou a punição optando por trocar por uma unidade de potência antiga, já utilizada. Mas em São Paulo isso não será possível, nas palavras de Marko. “Não podemos evitar a troca de motor no Brasil, com a penalidade correspondente”, escreveu o dirigente.
A penalidade correspondente é, no mínimo, cinco posições no grid de largada de domingo, podendo aumentar caso mais elementos sejam substituídos (lembrando que não há nenhuma perda para a sprint, a corrida de meia hora do sábado). Essa mudança pode ter impacto na classificação do campeonato. No momento, Verstappen lidera com 47 pontos de vantagem sobre Norris.
Legenda: Lewis Hamilton
Foto/ LAT/Mercedes AMG