Por Tiago Mendonça
Charles Leclerc conquistou uma vitória dominante no GP dos Estados Unidos da Fórmula 1 no domingo, 20. Após largar da quarta posição, o piloto da Ferrari brilhou ao assumir a ponta ainda na primeira volta e liderou a disputa sem ser ameaçado no Circuito das Américas. Essa foi a oitava vitória do monegasco na carreira, a terceira em 2024.
Carlos Sainz Jr. confirmou o forte ritmo da Ferrari em Austin e completou a dobradinha italiana. Na intensa batalha pela terceira posição, Lando Norris, da McLaren, até conseguiu ultrapassar Max Verstappen, da Red Bull, mas acabou punido em 5s por ganhar a posição fora da pista e perdeu o lugar no pódio.
Melhor para o holandês, que abriu mais três pontos de vantagem na liderança do mundial e agora tem 57 pontos de folga sobre o britânico na disputa pelo título. Ele já havia vencido a corrida sprint, disputada na véspera.
Oscar Piastri, da McLaren, cruzou a linha de chegada em quinto, seguido por Sergio Pérez, da Red Bull. George Russell, da Mercedes, conquistou um ótimo sétimo lugar depois de largar do pit lane. Nico Hulkenberg fechou a prova na oitava posição com a Haas.
A nona posição ficou com Liam Lawson, da Racing Bulls, que fez sua primeira prova na temporada como titular após a demissão de Daniel Riccardo. A zona de pontuação foi completada pelo argentino Franco Colapinto, da Williams.
Quem teve um domingo para esquecer foi Lewis Hamilton. Após largar apenas em 17º, o piloto da Mercedes se despediu da disputa logo na terceira volta ao sair da pista sozinho e parar na brita.
“Foi uma boa curva 1, era o que eu queria ter feito. Tivemos uma boa largada, sabíamos que seria muito apertado. Ontem fiquei no lugar errado e na hora errado. Hoje, ganhei com isso e ajudou nosso primeiro stint, porque tínhamos um excelente ritmo. No segundo, era gerenciar apenas quem vinha atrás, mas fizemos um grande trabalho. O ritmo do carro era excelente e agradeço aos engenheiros que trabalharam feito loucos para trazer atualizações. Tivemos algumas em Singapura e nas últimas corridas, e está se pagando. Os pit-stops foram ótimos também e estou muito feliz”, comemorou Leclerc.
Legenda: Carlos Sainz Jr e Charles Leclerc
Foto/Ferrari