Por Tiago Mendonça
Lando Norris foi pole no GP de Singapura e venceu com atuação dominante na corrida deste domingo. Sem sustos e sem ser ameaçado pela Red Bull de Max Verstappen, o piloto da McLaren garantiu a primeira posição e diminuiu a vantagem do holandês na liderança do campeonato. Largando bem, Norris não teve problemas para manter a primeira posição e só foi aumentando a diferença em relação a Verstappen.
Por outro lado, o piloto da Red Bull também não chegou a ter seu segundo lugar ameaçado, e os dois que largaram na frente finalizaram a corrida nas duas primeiras posições. A grande briga foi pelo terceiro lugar. Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, largaram em terceiro e quarto e mantiveram suas posições até a metade do GP, mas viram Oscar Piastri, da McLaren, fazer uma estratégia melhor de pneus e conseguir passar a dupla para garantir lugar pódio.
Hamilton, ao contrário, largou com pneus macios, o que acabou não dando certo. O heptacampeão terminou apenas na sexta posição, atrás de Russell e da Ferrari de Charles Leclerc. O top 10 foi completado com a Aston Martin de Fernando Alonso, a Haas de Nico Hulkberg e a Red Bull de Sergio Perez.
Com o resultado em Singapura, Norris chegou aos 279 pontos no mundial contra 331 de Verstappen, diminuindo em sete pontos a diferença entre os dois. Poderia até ter sido mais, mas a Red Bull agiu de forma coordenada com sua equipe satélite, a Racing Bulls, para impedir que Norris fizesse o ponto da melhor volta.
Eles chamaram Daniel Ricciardo para os boxes nas voltas finais e pediram para que ele fizesse a melhor volta da corrida, anulando o ponto extra que estava indo para Norris. A McLaren reclamou da manobra, mas na prática ela não infringe o regulamento. Ricciardo comemorou o feito e brincou dizendo que quer um “bom presente de Natal”, caso Verstappen seja campeão por apenas um ponto.
As entrevistas de Ricciardo após a corrida foram carregadas de emoção, já que é provável que ele tenha feito sua última corrida na Fórmula 1. O australiano deve ser substituído por Liam Lawson na Racing Bulls a partir da próxima etapa, o GP dos Estados Unidos em Austin, no Texas, no dia 20 de outubro.
Uma coisa curiosidade da corrida de Singapura foi o nível de risco que Lando Norris assumiu, mesmo com um carro com muita vantagem. Ele chegou a encostar duas vezes no muro. “Foi uma corrida incrível. Algumas situações perigosas, mas no geral foi bem controlada. O carro estava fantástico. Eu podia acelerar, estávamos voando a corrida toda e no final pude relaxar, então foi uma corrida boa. Foi difícil, estou um pouco sem fôlego, mas muito divertido”.
A má notícia para Norris é que apesar de estar mais próximo do rival, agora não depende mais apenas dele mesmo para ser campeão. Max Verstappen leva o título se chegar em segundo lugar em todas as próximas provas, mesmo se o vencedor for Lando Norris.
Legenda: Lando Norris
Foto/McLaren