Por Tiago Mendonça
Parecia mesmo uma questão de tempo para a McLaren assumir a liderança do Mundial de Construtores. Vivendo um período de ascensão, a equipe venceu três das últimas cinco provas e ainda contou com a queda de rendimento da Red Bull, que não ganha uma corrida desde junho, na Espanha.
Essa mudança de cenário acabou se confirmando com os resultados do GP do Azerbaijão neste fim de semana. Oscar Piastri superou Charles Leclerc, da Ferrari, em um duelo direto e ficou com a vitória, a segunda da carreira dele. George Russell, da Mercedes, completou o pódio.
Sergio Pérez, da Red Bull, e Carlos Sainz Jr., da Ferrari, disputavam a terceira colocação quando acabaram batendo e provocaram o acionamento da bandeira amarela, que encerrou a corrida. A FIA considerou o lance um “incidente de corrida” e não puniu ninguém.
Depois de largar apenas em 17º lugar, Lando Norris, também da McLaren, fez boa corrida de recuperação, chegando em quarto. Imediatamente à frente do líder do campeonato, Max Verstappen. Como o Norris ainda fez a melhor volta da corrida, a diferença entre eles na tabela caiu para 59 pontos.
Entre os Construtores, a McLaren assumiu a primeira posição com boa margem. Agora, a equipe tem 476 pontos, contra 456 da Red Bull. A Ferrari aparece logo na sequência e se mantém na briga, com 425 pontos. A prova de Baku também rendeu elogios aos novatos.
Cobrindo a ausência de Kevin Magnussen – suspenso da corrida pelo excesso de punições – o britânico Oliver Bearman voltou a marcar pontos, em décimo lugar, agora pela Haas. Ele já havia pontuado na Arábia Saudita em sua estreia na F-1, substituindo Carlos Sainz Jr. na Ferrari.
Assumindo o lugar que pertencia a Logan Sargeant, o argentino Franco Colapinto também chamou a atenção. Garantiu presença no Q3, a última fase do classificatório, e terminou a corrida em oitavo, logo à frente do heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes.
O próximo destino da Fórmula 1 é a pista de rua de Singapura já neste fim de semana. A corrida do ano passado foi a única não vencida pela Red Bull em todo o calendário: a vitória ficou com Sainz Jr.
Foto/McLaren Media Centre