Por Jarcio Baldi
Algumas gotas de chuva durante o GP de Misano na Itália, fizeram com quer Jorge Martin perdesse dezenove pontos da liderança do campeonato que havia sobre Pecco Bagnaia. O piloto precipitou-se ao entrar nos boxes para a troca de moto para a chuva, que não se concretizou, fazendo com que Martin tivesse que retornar para trocar novamente de moto para pista seca fazendo com que o piloto terminasse a prova em décimo quinto e uma volta atrás do vencedor, Marc Marquez. O piloto, que estava visivelmente decepcionado após a prova, admitiu seu erro e disse que deveria apenas ter seguido seu rival, ao invés de tomar uma decisão na tentativa de vencer a prova, já que tinha um ritmo forte e ocupava a segunda posição. “Eu deveria ter sido mais claro sobre isso, fiz uma estratégia pensando em vencer a corrida e deveria ter feito o que meu primeiro rival, que é o Pecco, fez ou seja, continuar”, e acrescentou, “eu estava bem confortável na prova, mas começou a chover muito nos setores um, dois e três, por isso, decidi trocar de moto”, disse Martin. “Sou otimista, confio em mim mesmo, sou rápido e não tenho dúvidas de que estarei na luta até o fim.”
Por outro lado, os dois pilotos da Ducati oficial, Bastianini e Bagnaia, que são da região, disseram que sentiram que o cheiro de chuva não estava tão forte o acontece quando realmente chove no circuito. Pecco afirmou que, quando viu Morbidelli cair, ficou assustado e diminuiu o ritmo. Bastianini acrescentou: “Pensei em permanecer na pista porque aqui quando começa a chover, chove muito, a pista cheira a água e hoje não estava assim”. “Além disso, estava apenas pouco nublado, então pensei ‘Ok, vai ser chuva leve e decidi continuar e foi a escolha certa”.
Marc Marquez venceu em Misano e entrou na briga pelo título novamente, após duas vitórias nos dois últimos GPs. Marc admitiu que seguiu a estratégia dos pilotos locais (italianos) e que a estratégia de Martin não foi absurda. “É claro que a estratégia dele não foi muito louca porque, se naquela volta continuasse a mesma quantidade de água, ele teria a melhor estratégia”. “Todos os pilotos italianos não entraram para trocar de moto, e eu os segui e deu certo”. “Perguntei ao meu chefe de equipe, Frankie Carchedi, antes do início da corrida e ele disse que a previsão dizia não, mas talvez algo poderia chegar, e quando eles dizem isso querem dizer chuva leve”.
Pedro Acosta disse que Marc Marquez venceu porque tem sido o mais inteligente. “Marc Márquez tem sido o mais inteligente da classe, não o mais rápido, muitas vezes o mais rápido não vence”, e continuou: “Martín enterrou sua corrida e Pecco, a meu ver, pensou ‘Martín não está mais na prova, estou em segundo, perco cinco pontos, mas isso não é um desastre” finalizou o estreante da categoria.
O brasileiro Eric granado encerrou a temporada na MotoE com dois pódios, ficando em terceiro lugar nas duas provas do final de semana. A temporada de 2024 não foi boa para o brasileiro que sofreu com algumas quedas bastante sérias fazendo-o perder algumas etapas do calendário.
Na Moto2 Diogo Moreira continua sua evolução dentro da categoria e finalizou o GP de domingo na oitava posição.
Na segunda-feira após o GP os pilotos retornaram à pista para testes oficiais. A Honda, que anunciou o fim do contrato de patrocínio da Repsol à fábrica japonesa no final dessa temporada, testou uma carnagem bastante diferente e mais próxima à Ducati. Johann Zarco disse que o modelo 2024 da fábrica alada não funciona. O piloto francês testou a nova aerodinâmica da moto e disse que ficou satisfeito com o resultado.
A Yamaha testou um novo motor e um novo chassi que deixou Alex Rins bastante confiante, já que o piloto melhorou seu tempo em relação ao da corrida de domingo em quase um segundo. Na KTM Brad Binder disse estar confiante com o caminho das mudanças na nova moto. “Dei algumas voltas na nova moto e senti bastante diferença, a moto é muito calma, saberemos mais, após outros testes, mas gosto desse caminho que estamos tomando” afirmou Binder. Ao final do dia o mais rápido foi Pecco Bagnaia seguido por Franco Morbidelli. A próxima etapa acontecerá no mesmo circuito de Misano dia 22 desse mês.
Legenda: Marquez venceu em San Marino
Foto/MotoGP