O Paraná recebeu nesta semana R$ 395 milhões da operação de crédito Avança Paraná II, contratada junto ao Banco do Brasil. Os recursos serão direcionados a obras que serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep). De acordo com o planejamento, as grandes obras devem ser direcionadas para Palmas, Clevelândia, Maringá, Toledo, Sarandi, São José dos Pinhais, Mandirituba, Curitiba e Colombo, mas as estradas rurais ampliam o leque para todo o Interior.
São nove ações previstas para toda a operação, que é uma continuidade do Avança Paraná I: a restauração em concreto na PRC-280 no trecho entre o trevo de Palmas e Clevelândia; a recuperação da PR-317 em Toledo; o Viaduto Catuaí, em Maringá; dois viadutos em Sarandi; a modernização da Rodovia da Uva (Curitiba-Colombo); a pavimentação entre São José dos Pinhais e Mandirituba; o complexo viário entre Pinhais-Curitiba; o novo Contorno Sul de Curitiba; e a pavimentação de estradas rurais.
Esta nova liberação completa o total previsto para a primeira das três parcelas da operação, em um montante que soma R$ 495 milhões. Em julho do ano passado, já haviam sido liberados R$ 100 milhões para a pavimentação de estradas rurais.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explicou que esta é uma etapa fundamental para tirar obras importantes do papel. “Nesse mês de janeiro completamos a liberação de recursos que integram a primeira parcela do financiamento feito no ano passado para obras de infraestrutura. Esse é o desejo do governador, tirar grandes obras do papel e mudar a vida dos paranaenses”, disse.
Segundo o diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini, esses novos recursos foram organizados pela Coordenação de Captação de Recursos, vinculada à Diretoria de Projetos. O Avança Paraná II visa melhorar a infraestrutura de transporte e logística, tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, dando suporte ao desenvolvimento social e econômico do Estado.
“Ainda teremos em 2024 e 2025 mais duas parcelas de R$ 495 milhões, todas elas destinadas à infraestrutura, o que garante boas iniciativas nos próximos anos”, assinala.
O projeto tem três linhas: um programa de integração metropolitana, um programa vinculado ao DER/PR sobre infraestrutura rodoviária e, outro, que é das Estradas de Integração, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Os valores solicitados neste desembolso constam na Lei Orçamentária Anual – LOA, do ano em curso, e estão enquadrados como despesas de capital e em fonte de recursos específica para operação, de acordo com a Lei 4.320 de 17 de março de 1964.
Fonte: AENPR