Por Járcio Baldi
Finalmente a Honda colocou um ponto final sobre quem substituirá Marc Márquez. Após várias tentativas e muitos boatos, Luca Marini, irmão de Valentino Rossi, praticamente acertou com a equipe. A fábrica japonesa procurava um piloto para apenas uma temporada, mas o ponto crucial para a assinatura de Marini, foi um contrato de dois anos. O motivo da Honda querer apenas um ano é que a grande maioria dos pilotos terá seus contratos expirados no final de 2024, permitindo procurar livremente as melhores opções no mercado. O acordo ainda não foi oficialmente anunciado, estando apenas exposto nas mídias sociais das partes envolvidas. A decisão de Marini foi critica por alguns comentaristas especializados. Neil Hodgson, da TNT Sports comentou: “Ele não é tão rápido com uma Ducati, certamente não será na Honda.” “Os atuais pilotos da equipe japonesa juntos possuem dez títulos mundiais, mas também totalizaram mais de cinquenta quedas durante essa temporada, faltando quatro provas para o final da temporada.” “Tento imaginar a dificil conversa entre Rossi e Marini.”, finalizou o ex-piloto e comentarista.
A Red Bull anunciou que em 2025 também deixará de patrocinar a equipe HRC-Honda. Uma cláusula no contrato da Red Bull com a Repsol Honda implica que a equipe não poderá ter como patrocinador uma marca rival de bebidas energéticas em 2024, segundo a Motorsport. Espera-se que a Repsol continue a patrocinar a Honda em 2024, o último ano do seu contrato, uma associação que dura 30 anos na categoria.
Pedro Acosta tornou-se campeão mundial da Moto2 com a segunda colocação na prova da Malásia no último domingo. O piloto, de apenas 19 anos de idade, em apenas três anos de Mundial, já coleciona dois títulos, nas categorias Moto3 e Moto2. Em 2024 o jovem espanhol ocupará o posto de Pol Espargaró na equipe GasGas Tech3(KTM) na categoria MotoGP. Marc Marquez, mais uma vez, teceu elogios a Acosta e disse que o piloto fará história na MotoGP. “Acosta será um daqueles que ganhará vários títulos na categoria principal do motociclismo” comentou o octacampeão. “Aprendi muito na temporada passada, eu não entendia porque em 2022 eu não conseguia bons resultados, mas aprendi que dependia apenas de mim”. O ex campeão Jorge Lorenzo afirmou que Acosta é incansável e que treina arduamente todos os dias, cerca de duas horas de academia de manhã, duas a três horas de moto até o almoço e à tarde mais duas sessões de treinos com moto. “Quando você combina talento com perfeccionismo e disciplina, você terá uma verdadeira fera” afirmou Lorenzo. “Ele tem a capacidade de realizar as curvas muito rápido, em poucos metros ele consegue inclinar a moto e logo em seguida voltar à posição normal”. “Ele possui um estilo de pilotagem muito extremo, saindo muito da moto, deixando o “bumbum” bem centrado no assento, mas movimentando toda a parte superior do corpo em direção ao interior da curva”. “Uma postura muito extrema”, finalizou Lorenzo.
Após o final de semana na Malásia, com a vitória de Enea Bastianini, seguido por Alex Marquez e Bagnaia, o campeonato da categoria principal continua acirrado, com uma diferença de 14 pontos entre Bagnaia e Jorge Martin. “Essa foi a primeira vez nas últimas corridas que nos fomos mais competitivos que eles (Jorge Martin)”. “Essa vantagem é boa mas não o suficiente” afirmou Pecco. Martin, que cruzou logo atrás de Bagnaia, estava decepcionado, teve problemas com a pressão dos pneus dianteiros. “Tive uma corrida complicada, faltando seis voltas, pensei apenas em terminar a prova e colher os pontos possíveis sem cair”, comentou Martin. Na Moto3 a disputa está também muito apertada. A diferença do líder Jaume Masia para Ayumu Sasaki está em 13 pontos com cinquenta pontos a serem disputados. A prova foi vencida por Collin Veijer, que colocou a Holanda no lugar mais alto do pódio do Mundial de Motovelocidade, algo que não acontecia desde 1990. O brasileiro Diogo Moreira não terminou a prova. Diego Alonso caiu e o brasileiro não teve como escapar, envolvendo-se no acidente. A próxima etapa acontece no Catar já nesse final de semana.
Foto: MotoGP